reunião-de-pais

A educação das crianças é iniciada, de um modo geral, pelos pais ou responsáveis.

O primeiro contato com o mundo é apresentado dentro de casa, onde são ensinados hábitos de higiene, códigos de comunicação com outras pessoas, etc.

Geralmente, quando a criança entra na escola, já está munida de alguns hábitos e já se encontra capaz de conviver com outras crianças e também com professores e outros profissionais que trabalham com educação infantil.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escola não apresenta uma ruptura deste aprendizado que você começou em casa.

A maioria das escolas que oferecem ensino infantil continuam ensinando às crianças lições importantes para o seu desenvolvimento tanto como ser humano, quanto como alunos e futuros profissionais.

Desse modo, não é incomum vermos nas escolas lições de cidadania, noções de trânsito para as crianças maiores e também lições sobre higiene pessoal.

Há escolas que contratam profissionais como dentistas e nutricionistas para que façam palestras a respeito de cuidados importantes que devemos ter com a saúde desde cedo.

Há ainda divergência sobre quem tem mais responsabilidade na educação de uma criança.

São os pais ou é a escola? Alguns argumentam que a responsabilidade é dos pais, afinal são seus filhos, seus responsáveis e a educação começa mesmo em casa.

Por outro lado, muitas pessoas acreditam que esta responsabilidade deve recair sobre a escola, já que muitos pais não dispõe de tempo suficiente para ensinar tudo o que os seus filhos necessitam de aprender e nem todas lições precisam ser ensinadas pelos pais.

Ambos os argumentos podem ser verdadeiros e se aplicar na vida de muitas pessoas.

O que é importante pensar, no entanto é: você escolheu uma escola que vai de encontro à educação que você quer dar ao seu filho?

Parceria Entre Pais e Mestres

criança-feliz-na-escola

Para que você encontre uma conclusão sensata a respeito de sobre quem recai a educação das crianças, é preciso desmistificar a ideia de que a educação é algo que começa em um lugar e termina em outro.

Obviamente, a escola que você escolher para o seu filho terá o seu papel em sua educação.

Lá ele experimentará diversas coisas que você não pode proporcionar com ele dentro de casa.

São vivências que não se ensina, mas que se direciona, como o dia a dia com os coleguinhas, a construção de amizades, lidar com intrigas, brigas, reconciliações, comportamento na frente de outras pessoas e muitas outras questões relacionadas ao convívio social.

O professor, neste caso, observará o comportamento de cada aluno e buscará conduzir estas relações através do respeito, da amizade, da harmonia, da noção de espaço individual, da cidadania, da empatia, etc.

Por isso, é importante pensar que a maioria das coisas que o seu filho aprender será ensinado pelas suas vivências e assistido por você e pelos profissionais da escola.

Sendo assim, você precisa ter em mente que ele aprenderá com os pais, com os professores e com as suas experiências, que incluem amigos, irmãos, familiares, etc.

A educação dos pais e professores possui um alcance que é limitado:

Sementes são plantadas no indivíduo enquanto criança, para que bons frutos sejam colhidos no futuro.

Pensando dessa forma, é preciso considerar que, ao escolher a escola que você julgar mais adequada, é importante se certificar que tudo o que é ensinado lá condiz com os valores que você possui em casa e com o que você e sua família acreditam ser benéfico à criança e ao seu futuro.

O papel dos professores é um complemento ao papel dos pais:

É uma continuidade!

Na escola as crianças aprendem questões referentes à humanidade, mas com menos peso do que os valores que vêm de casa, afinal, na escola há conteúdos importantes a serem aprendidos e não há tempo para que o professor ensine à criança tudo o que ela precisa saber sobre a vida de um modo geral!

Por isso, a responsabilidade da educação de qualquer indivíduo é dos pais e dos professores, uma vez que você coloca o seu filho aos cuidados da escola por determinado período do dia para que lá aprenda diversas lições.

Toda escola possui bases sólidas em forma de valores, crenças e ideologias.

Certifique-se que estas ideologias sejam compatíveis com as suas.

Certamente o resultado se mostrará benéfico no futuro!