Atualmente, a carga horária das aulas nas escolas é muito maior do que quando pensamos em duas décadas atrás.

A dinâmica do mercado mudou, a tecnologia avançou vertiginosamente e é preciso fazer com que os alunos acompanhem esta dinâmica e estejam preparados para suportar com tranquilidade a carga horária da universidade e as exigências do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

Nos dias de hoje, os alunos que desejam se destacar precisam trabalhar um pouco mais duro para isso e muitos pais fazem questão de que contem com todo tipo de reforço escolar que puderem.

O Peso Das Disciplinas

o-peso-da-disciplina

Se analisarmos as obrigações escolares de um aluno que cursa o ensino médio, precisamos considerar que possuem mais de dez disciplinas e muitas delas precisam ser divididas entre até três professores!

O ensino médio é o período escolar que mais exige do aluno, porque é combinado com a pressão do vestibular, o aumento repentino da carga horária e a decisão a respeito do futuro, que geralmente vem com a escolha do curso superior.

Como os estudantes do ensino médio podem fazer para se organizar?

Como é possível lidar com tantas obrigações e ainda viver o turbilhão que traz a adolescência, as descobertas, questões familiares e tudo o mais?

Em primeiro lugar, é muito difícil que um aluno “se transforme” no primeiro ano do ensino médio e continue esforçado a partir daí, quando é acostumado a levar a vida escolar com tranquilidade.

Por isso, para que se saia bem ao entrar no ensino médio, é importante que tenha feito um bom ensino fundamental.

Afinal, este é base para aquele. Pais que pensam no futuro, consideram todas estas possibilidades: vestibular, ensino médio, um grande número de provas a fazer de uma vez, muito conteúdo e dificuldade em alguns deles.

Estes pais são, de um modo geral, aqueles que optam por fazer com que os filhos tenham senso de responsabilidade desde muito cedo no ensino fundamental e já ingressem no ensino médio acostumados a ter horários de estudo, revisar atividades e frequentar aulas de reforço.

O Reforço Escolar

adolescente-desconcentrado

Tomar aulas particulares é natural para a maioria dos estudantes que almejam médias altas ou que apresentam dificuldade em um ou outro conteúdo e até mesmo com disciplina.

Os pais optam por contratar profissionais fora do colégio para que o aluno se acostume a dedicar mais horas do dia aos estudos e para rever conteúdos que foram passados e não ficaram muito claros.

As aulas particulares também são bem-vindas em períodos que antecedem as provas, para que um apanhado geral do conteúdo seja feito e garanta um bom rendimento.

Muitas escolas perceberam isso, e optaram por oferecer reforço escolar ministrado pelos próprios professores.

A medida foi aprovada pelos pais quase que com unanimidade, visto que traz diversas vantagens como: isenta os pais de um gasto extra que teriam com professores de fora, elimina a necessidade de que um aluno se familiarize com um professor que não conhece; o professor da escola sabe exatamente o conteúdo que foi dado e o que deve ser estudado, bem como o método de ensino, evitando possíveis confusões ou discrepâncias no modo de fazer os exercícios.

A aula de reforço garante que o aluno não se perca diante do conteúdo escolar.

É possível revisar o conteúdo, combater dúvidas e identificar quais são as maiores dificuldades, o que facilita para que sejam combatidas.

É importante identificarmos a aula de reforço como uma ferramenta a ser usada para que o aluno possa lidar com o peso das disciplinas sem ser prejudicado.

Certamente, o aluno que se dedica desde o ensino fundamental a ter uma rotina de estudos extraclasse passa com muito mais facilidade no vestibular do que aqueles que não o fazem.

Esforçar-se É Essencial

No mundo em que vivemos não existe conquista sem trabalho e toda glória conseguida sem esforço é duvidosa ou não possui mérito.

Por isso, quem deseja construir uma carreira sólida ou fazer algum curso no qual o vestibular é concorrido, precisa se planejar, ter disciplina e fazer dos estudos extraclasse um hábito.

Não é tão difícil assim!

Estudar de uma a duas horas por dia além do período de aulas é uma tarefa relativamente fácil.

O que é difícil é chegar no primeiro ano do ensino médio e descobrir que muitas coisas importantes não foram estudadas direito. Correr atrás do prejuízo em apenas três anos já não é uma tarefa e sim uma missão muito difícil.