VOCE-ENSINA-POLITICA

Você gosta de falar sobre política?

Assiste todos os dias aos noticiários em casa, lê revistas e páginas na internet e está por dentro dos últimos acontecimentos?

Embora seja sempre motivo de polêmica, a política consegue se inserir onde nem se imagina, inclusive na mente de suas crianças.

Você comenta sobre política com eles?

Discute com o seu filho adolescente para saber qual a sua opinião e posicionamento, ou mesmo a maneira como raciocina a relação entre políticos e sociedade?

Ou prefere que seus filhos sejam como os chamados “apolíticos”, que ficam por fora do assunto e prefere que continuem assim?

Não dá para ignorar.

O Brasil está passando por um período político inédito em sua história e isso nem é pelo fato dos escândalos e dos eventos que tem acontecido ultimamente, mas sim porque é a primeira vez que a população como um todo participa e se expressa de algum modo a respeito do desenrolar da situação política do país.

Embora já tenhamos passado por períodos mais difíceis e de expressão política mais intensa por parte da população, isso se restringia a uma pequena parcela de pessoas, geralmente intelectuais, sindicalistas e trabalhadores que lutavam pelos ideais nos quais acreditavam.

Mas e o resto das pessoas?

Eram alheias?

Certamente não é incomum que você encontre muitas pessoas já de idade mais avançada que afirmam que tudo está do mesmo jeito de sempre e que nunca presenciaram grandes mudanças – o que prova que realmente estavam alheias aos acontecimentos políticos, buscando garantir o seu sustento e seguir com suas vidas sem se preocupar com estas questões.

Muito longe de julgar estas pessoas, nossa intenção aqui é de analisar as mudanças de antigamente para os dias atuais, nos quais é muito mais importante saber sobre política do que fora há tempos atrás.

A Importância Dos Conhecimentos Políticos

criança-lendo-livro-verde

Pessoas que sabem sobre política e conseguem raciocinar politicamente dificilmente serão exploradas, seja pelo chefe, pelo parceiro, pelo gerente do banco ou por quem quer que seja.

O conhecimento político, ainda que não seja aprofundado, permite que você identifique quem é o líder de uma sociedade ou comunidade, quem dita as regras, quem é contrário a elas e tenta agitar os outros, quem é o mentiroso, quais são as mentes facilmente manipuláveis e quais são as pessoas com quem você pode contar.

A noção de política permite que você se localize dentro de uma sociedade, visto que não há sociedade sem política.

Assim, no mundo atual, competitivo, globalizado, democrático, conectado e regido pelo conhecimento e pela ciência, é essencial que a geração atual de crianças e adolescentes esteja por dentro do que ocorre em seu país, cidade e estado, tanto para o seu desempenho na escola e no vestibular quanto para o seu próprio futuro.

Como Falar Sobre Política Com Os Filhos?

mae-conversando-com-filho

Se você possui filhos adolescentes, não há motivo para esconder a realidade – seja sempre sincero.

Porém, é importante lembrar que assim como você pode ter sua visão política e a sua opinião, o seu filho também pode desenvolver a dele através de seus próprios conhecimentos adquiridos na escola ou mesmo de sua experiência, como espectador dos fatos que vêm ocorrendo.

Diante de uma divergência política entre você e ele, não cabe a você pressioná-lo e fazer com que absorva o seu modo de pensar.

A discussão política saudável é aquela na qual é possível expressar as opiniões sem julgamentos, cobranças ou acusações.

Cada um possui um motivo para acreditar no seu ponto de vista é a chave para que a política não estrague uma relação se chama respeito.

Muito além de mostrar o seu respeito para o seu filho, você deve ensinar a ele que respeite também a sua opinião, bem como a opinião de pessoas que possam pensar diferente.

Caso seus filhos ainda sejam crianças, você pode – e deve – falar com ele a respeito de política, porém sempre considerando que são crianças e que possuem um modo diferente de entendimento.

Procure comparar com situações que ele já conheça, ou mesmo com pessoas que ele já conheça.

Dê exemplos de histórias que ele conhece e faça perguntas para que ele possa trabalhar o seu raciocínio de forma mais livre.

Não seja autoritário e procure não demonstrar sentimentos negativos neste momento – mantenha a calma, por mais envolvido que você seja com partidos políticos ou ideologias.

Use os valores que você tem na sua família para embasar o seu ponto de vista e mostrar a ele o modo que você pensa e como é importante não prejudicar os outros, especialmente se for de forma intencional.

É um bom momento também para você identificar quaisquer tendências negativas que possam se apresentar em suas mentes e desencorajá-las, fazendo com que seu filho se coloque sempre no lugar do outro para entender melhor as consequências de algumas atitudes.

Política É Importante!

cérebro-preto-laranja

Fale de política, mas fale sempre buscando a razão, a lógica e ressaltando a importância de não prejudicar outro ser humano.

Em vez de defender este ou aquele partido, defenda as pessoas carentes, que não possuem acesso à escola, à saúde, à moradia e ao trabalho.

Explique ao seu filho que apesar de não fazer parte da sua realidade, ainda vivemos em um país de pessoas que lutam pela sobrevivência a duras penas todos os dias, e que o melhor para o país é aquele governo que busca o melhor para todas as pessoas, buscando suprir suas necessidades e cuidando da população a qual representa, independente de raça, cor, classe social ou religião!