A educação infantil pode ser um desafio para a maioria dos pais, especialmente quando se trata do primeiro filho. Não é raro que muitas dúvidas surjam nesse momento e é importante que sejam sanadas o mais rápido possível, uma vez que a construção da personalidade dos filhos depende muito da influência dos pais. Afinal, quando é importante levar a educação de uma criança realmente a sério? Quando é preciso começar a passar os mesmos valores que você cultua em sua família? Qual a importância de utilizar um bom vocabulário? Se você compartilha dessas dúvidas, não há motivo para pânico. A maternidade e a paternidade são verdadeiros desafios para um ser humano e é normal que pais não se sintam seguros. Confira alguns elementos importantes a se considerar na hora de estimular o aprendizado do seu filho, mesmo que seja apenas um bebê.

Abuse das Atividades, Mas Não Cobre

bebe-no-computador

O cérebro infantil é estimulado desde muito antes de a criança vir ao mundo. Assim, desde o primeiro aninho, um bebê já grava no subconsciente tudo aquilo que ocorre ao redor dele, mesmo que não registre ou não se lembre no futuro, ele entenderá a linguagem.

Uma criança sabe identificar a presença da mãe e do pai assim como identifica o carinho que recebe deles e das pessoas mais próximas. Por isso, não negligencie o aprendizado do seu bebê só porque acha que está muito cedo.

Mostre imagens, animais e cores. Cante músicas de ninar para que ele durma ou enquanto estiverem passando um tempo tranquilo juntos. Tudo isso será estímulo para sua educação no futuro. Quando começar a falar as primeiras palavras, tente não cair na tentação de pronunciar as palavras de maneira errada para que ele escute.

Muitas crianças possuem sérios problemas na fala justamente porque o primeiro contato com elas foi através de pronúncias erradas por adultos.

Pense Bem Antes de Comprar Um Brinquedo

soldadinhos-de-chumbo

Todos os brinquedos infantis possuem um fundamento e objetivam trazer algum tipo de estímulo.

Qual é o tipo de estímulo que você quer dar ao seu filho?

Em vez de segregar e limitar o lazer das crianças entre o ultrapassado “brinquedo de menino e brinquedo de menina”, o ideal é deixar que escolham de forma mais livre. Se você não concordar, é importante explicar o motivo e propor um outro substituto.

Armas de brinquedo como facas, revólveres e algemas podem, certamente, despertar qualquer tendência à violência à medida que o seu filho cresça. Um bom exemplo, nestes casos, é que você pode propor dar a ele uma pistola d’água. Apesar de continuar sendo uma arma, é colorida, inofensiva e seu uso desconstrói a seriedade do uso das armas de fogo.

Muitos pais gostam de incentivar os filhos a brincar com jogos e brinquedos que exigem estratégia e raciocínio lógico para que se sintam à vontade com o conteúdo da escola, assim como há quem goste que seus filhos brinquem de casinha e com bonecos para afirmar a noção de família e lar.

Em todo caso, os pais sempre podem sugerir algum tipo de brinquedo e essa sugestão pode ser aceita ou não. É importante tentar, ao máximo possível, buscar um consenso e não reprimir as afinidades das crianças, porque embora os pais tenham forte influência na construção da personalidade de seus filhos, estes nascem com inclinações e tendências naturais que devem ser respeitadas, preservando sua identidade e individualidade.

Desenhos Animados

familia-assistindo-tv

É de extrema importância ficar atento ao tipo de entretenimento com o qual o seu filho tem contato.

Atualmente podemos testemunhar diferentes conteúdos para crianças na televisão, todos eles com mensagens subliminares e sugestões para o inconsciente infantil.

Muitos desenhos animados visam o desenvolvimento da criança, tratando assuntos sérios de forma lúdica, traduzidos para uma linguagem que toca o imaginário infantil de modo a estimular o aprendizado.

Há muitos desenhos, porém, com conteúdo duvidoso e que pode trazer estímulos negativos para as crianças. Há casos em que os desenhos animados podem até mesmo causar pesadelos e se tornar traumas, ainda que leves.

Conteúdo Educativo

Menina-brincando-com-tinta

Permita que seu filho brinque com pinceis, lápis de cor, giz de cera, massinha e outros brinquedos educativos.

A criança que tem contato com esses itens logo nos primeiros anos de vida possui uma melhor capacidade de concentração e desenvolve a capacidade de criar e construir.

Este tipo de atividade é excelente aliado de pais e professores porque permite um aprendizado mais profundo sobre as cores e a capacidade de escrita, leitura, desenho e pintura.

Além disso, através das obras dos pequenos, você pode conhecê-los melhor. Saber quais são as pessoas e eventos que observam mais e ter uma ideia do que se passa em suas mentes.

Não se esqueça de elogiar tudo o que fizerem para que se sintam recompensados pelo seu esforço.