A vida escolar dos alunos de hoje em dia certamente é muito diferente da vida dos alunos de dez ou vinte anos atrás.

O mercado de trabalho sofreu alterações, novos métodos de estudo foram desenvolvidos e não faz sentido ficar preso no passado, numa realidade que não condiz mais com a que vivemos.

A carga horária das escolas é alta.

No entanto, os alunos ainda precisam de estudo extraclasse.

Você consegue explicar isso?

Você é estudante e não acredita que precisa dedicar mais tempo do que aquele dedicado em aula aos estudos?

Possui um filho na escola e gostaria muito que ele dedicasse mais tempo do seu dia para rever o que foi visto durante as aulas?

Confira aqui algumas dicas e explicações do estudo extraclasse e descubra porque as aulas na escola não são suficientes para ter uma média superior.

Rever é Fixar

estudante-prestando-atenção.jpg

Quando o professor passa um conteúdo novo em sala de aula e está presente para falar sobre algumas dúvidas dos alunos, é provável que estes não encontrem tantas dificuldades para fazer os exercícios.

No entanto, se o aluno revê o conteúdo apenas uma semana depois, certamente não se lembrará de tudo que foi dito e poderá apresentar algumas dificuldades para fazer os exercícios sozinho.

Obviamente, no momento em que o professor fala, o conteúdo não parece tão complicado.

Mas quando o aluno chegar em casa, poderá não se lembrar de tudo o que foi dito ou feito na classe.

Por isso, é de extrema importância que novos conteúdos sejam revisados no mesmo dia ou no dia seguinte, para que se fixem na mente dos alunos e que confiram se podem fazer os exercícios sem a ajuda do professor.

Dedicar um tempo para estudar – além da carga horária da escola – é crucial para ter um bom rendimento, tanto nas avaliações de todo o ano, quanto na absorção do aprendizado.

A Importância de Dormir Bem

estudante-dormindo

O aluno que deseja ter um bom aproveitamento na escola, precisa adequar a sua vida a este objetivo.

Se o aluno possui um estilo de vida agitado demais, poderá prejudicar a sua concentração nos estudos e um dos principais fatores que auxiliam no rendimento diário na escola é dormir bem.

Se você precisa acordar cedo para ir para a escola, não adianta dormir tarde.

Você acordará cansado e assistirá a todas as aulas da manhã cansado, dificilmente absorvendo os conteúdos apresentados.

Profissionais da saúde recomendam o mínimo de seis horas e o máximo de oito – longos períodos de sono também não são benéficos ao organismo humano.

Por isso, é importante determinar uma hora adequada para ir para a cama, nem que seja para apenas tentar dormir.

Não há nada melhor do que acordar disposto e cumprir com todas as obrigações sem sentir que está carregando cem quilos nas costas.

Estudar é Prioridade

Uma das coisas mais importantes na vida de uma criança ou adolescente é a escola.

Entrar em um curso superior, conseguir um bom emprego e prestar um bom concurso só é possível, na grande maioria das vezes, com algum nível de escolaridade.

Tendo isso em mente, defina no seu dia a dia metas que priorizem o seu bom rendimento na escola.

Se você estuda em apenas um turno do dia, reserve algumas horas de outro turno de modo a dar prioridade para os estudos, a realização de tarefas e trabalhos de casa ou a revisão de conteúdo para fixação.

Para não dispersar, force a si mesmo a dedicar-se ao seu hobby ou a coisas mais divertidas e “interessantes” somente após ter cumprido com a sua meta pessoal de estudos.

Isso ajudará a você gerenciar o seu tempo e tornará muito mais fácil que cumpra com compromissos importantes a tempo.

Escolha Lugares Tranquilos e Evite Distrações

bagunça

Se você quer estudar mas escolhe um lugar que pode distraí-lo de mil formas, o seu esforço para se concentrar deverá ser muito maior!

Se você escolhe ir para a escola mas sabe que todos os seus amigos estão lá e que há diversos programas aleatórios que podem fazer para matar o tempo, não é uma escolha sábia.

Se você fica em casa mas sabe que sentirá vontade de ver TV, jogar videogame, dormir, ir para o computador ou fazer qualquer outra coisa, sua casa também não é o ambiente ideal para que você estude!

Escolha um local onde você não terá muito o que fazer além de estudar, tal qual se propôs.

Embora você queira muito cumprir com a sua obrigação de estudante da melhor forma possível e que isso não precise ser questionado, o seu objetivo pode falhar se você não escolher um ambiente que colabore com você.

Tecnologia Pode Ser Aliada e Inimiga

notebook-teclado

Atualmente não precisamos mais do computador para ficarmos conectados a diversas pessoas.

Podemos carregá-las em nossos smartphones, munidos de internet móvel.

Assim, onde quer que você vá estudar, poderá estar acompanhado de seu celular e dos infinitos aplicativos que também podem atrapalhar seus estudos.

Por isso, evite tudo aquilo que poderá te distrair.

Se precisa do celular, leve-o, mas ligue a internet somente quando acabar os estudos e dê um tempo do Facebook, Whatsapp, Snapchat e de outras milhares de opções de entretenimento móvel.

Lembre-se que você não tem tempo a perder e que tudo o que é trivial pode esperar que você cumpra com suas obrigações primeiro.

Estabeleça Metas de Estudo

As metas de estudo são excelentes aliadas para qualquer estudante, desde que sejam nem impossíveis de se cumprir e nem fáceis demais.

Definir metas é, na verdade, muito simples: busque estar em dia com o conteúdo estudado em classe e dê sempre o melhor de você.

Não procure se adiantar aos seus colegas – isso é perda de tempo.

Garanta primeiro a compreensão e o domínio do conteúdo que vocês estudam no presente, e o resto será consequência!

As metas podem ser em números de páginas, capítulos, conteúdos, exercícios, dúvidas ou o que você achar melhor.

Preocupe-se mais com dar um passo a frente e estar mais informado hoje do que ontem, e mais ainda amanhã do que hoje.

Com o tempo verá que o resto será consequência!

Você colherá bons frutos se dedicar-se de coração aos seus estudos!