Verdade seja dita: as mensalidades têm, para muitas famílias, papel decisivo na hora da escolha da melhor escola.

Não são todas as pessoas que podem optar por dar o melhor ensino a seus filhos desde que são pequenos, de modo que buscam alternativas que não negligencie sua educação e que também não estoure o orçamento mensal familiar.

O que vale a pena fazer?

menina-estudando

Estourar o orçamento nunca é uma opção, certamente. Você pode até cortar alguns gastos para encaixar as despesas da escola sem ficar em apuros ou deixar alguns planos para depois, afinal educação acaba sempre por ser prioridade, visto que garante que seus filhos sejam bem encaminhados profissionalmente em seu futuro.

Assim, o que é importante identificar é: o que você quer de uma escola?

Cada família deseja algo imprescindível de uma escola e decide que o seu preço vale a pena ser pago, porque o retorno em serviços e bem-estar das crianças é muito maior do que o investimento.

Há também famílias que se guiam por rankings em provas de vestibular. Escolas com grande número de alunos aprovados em boas universidades são as melhores opções?

Sempre são boas opções, mas, depende muito. Ao chegar no ensino médio, a maioria dos estudantes estudarão exclusivamente para passar no vestibular que desejam. Não costuma ser uma fase muito fácil, devido ao grande conteúdo que precisa ser estudado, às obrigações de tirar boas notas dentro da própria escola, a decisão sobre o curso que se quer e muitos outros fatores.

E é aí que entra o ponto chave da questão: por que tanto sofrimento?

O todo é o mais importante!

pai-filho-escola

 

Para que o aluno tenha um ensino médio tranquilo, é importante que tenha aprendido em toda a sua vida escolar alguns hábitos indispensáveis.

O conteúdo que a escola estuda também contribui para a entrada do aluno na universidade, mas há outros fatores que, se negligenciados, podem funcionar como severos obstáculos. O nervosismo, a falta de confiança, métodos de estudo problemáticos, o exagero nas horas diárias de estudo, etc.

Um aluno que quer ter sucesso em sua vida futura de universitário precisa ter bases sólidas, trabalhadas lá atrás, no ensino fundamental!

Embora muitos alunos somente comecem a levar a escola a sério após o início do ensino médio, é importante considerar que o ensino fundamental irá definir – e muito – o seu comportamento.

  • O que foi ensinado a ele quando era mais jovem?
  • Qual a rotina de estudos que se acostumou a ter, as notas que se acostumou a tirar e o relacionamento com os professores?
  • Como foi que desenvolveu suas melhores habilidades e identificou aquilo de que gosta mais?

Para que seu filho passe por um bom ensino médio é necessário que tenha tido uma boa preparação. A escola que ele estudará no ensino fundamental decidirá a maneira que ele escolherá lidar com seu ensino médio e até mesmo com sua vida universitária.

Em muitos casos a mensalidade é um pouco mais alta porque preparará o seu filho para ser uma pessoa mais autoconfiante, mais sólida e equilibrada.

Escolas focadas em bons princípios farão tudo para que seu filho consiga de conscientizar do que é melhor para ele e para as pessoas que o rodeiam. Afinal, não adianta passar no vestibular com excelentes notas e não se importar com os colegas, com o meio ambiente, com o lugar onde vive.

O futuro de seu filho vai muito além do que uma difícil e trabalhosa prova de vestibular, que é na verdade o primeiro passo para sua vida adulta.

A maioria dos pais busca mais do que isso ao escolher uma escola, e também quer que seu filho se torne mais do que um bom ranking no vestibular.

Assim, é importante ponderar em que tipo de “pais” você se encaixa e o que deseja que seu filho se torne no futuro.

Se é um cidadão de bem, com habilidades extracurriculares, boa convivência com colegas, bons hábitos de higiene e preocupação com o mundo que o rodeia, vale a pena fazer um investimento mais geral em sua educação, dando prioridade às bases que facilitarão, consequentemente, seu ingresso na universidade que desejar.

Para conhecer um pouco mais sobre o Centro Integrado Educar e a nossa Super Campanha de Matrículas para 2016, clique aqui e tire todas as suas dúvidas!